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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CAPAVERDE, Caroline Bastos; LESSA, Bruno de Souza  e  LOPES, Fernando Dias. “Escola sem Partido” para quem?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.204-222.  Epub 22-Out-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601369.

O presente ensaio visa a apresentar reflexões acerca do Projeto de Lei no 193/2016, Escola sem partido, o qual quer tipificar e repreender, punir o “assédio” ideológico nas escolas. Iniciamos a reflexão a partir dos aportes de Maurício Tragtenberg analisando as conexões entre ideologia e burocracia nas organizações, escopo no qual também incluímos a escola como instância operatória do sistema de ensino formal; tal escolha se dá pelo imbricamento da escola no estado. Após, buscamos aprofundar essas questões por meio do aparato conceitual de Pierre Bourdieu para evidenciar como se engendra essa estrutura orientada à reprodução de modelos ideológicos das classes dominantes. Nosso argumento, para análise teórica, alicerça-se na tessitura do interesse de determinadas classes ao se apropriarem do estado e do sistema de ensino formal e, a posteriori, delinearem os currículos das escolas, os conteúdos a serem ensinados, com o objetivo de construir um consenso social com uma orientação específica.

Palavras-chave : Escola sem partido; Ideologia; Tragtenberg; Bourdieu.

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