SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103PNLD: changes in the didatic books of literacy and the uses that teachers make of that resource in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

KLEIN, Ruben. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.229-249.  Epub May 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702060.

Neste artigo, mostramos que há necessidade de se construir um consenso sobre terminologia dos níveis, que as metas do Todos pela Educação são razoáveis e que não há discordância com os níveis da divulgação do SAEB 2017, desde que se definam corretamente as metas para cada nível e que sejam feitas as correções necessárias. Para isso, construímos uma distribuição de referência ancorada a uma distribuição empírica de uma população alvo. No artigo, utilizou-se a população dos estudantes dos países pertencentes à OCDE. Indicamos que as metas do IDEB deveriam ser mais altas e mais consistentes com as metas do Todos pela Educação.

Keywords : SAEB; PISA; IDEB; Escala de proficiências; Níveis; Metas; Distribuição de referência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )