SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEBAs condições de democratização da gestão da escola pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de  e  FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.250-270.  Epub 07-Fev-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701617.

Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização submetidos a diferentes edições do PNLD e como tais mudanças influenciaram na produção e no uso que os professores fazem desse material. Como metodologia, realizamos análise documental de fichas de avaliação e resenhas presentes em guias do PNLD e entrevistas com 24 docentes que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que as mudanças nos livros de alfabetização se relacionam às mudanças nos critérios de avaliação, e que os professores têm usado os livros de alfabetização por meio de diferentes estratégias.

Palavras-chave : PNLD; Livro didático; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )