SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103As condições de democratização da gestão da escola pública brasileiraAções de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SERPA, Gerardo Ramos  e  FALCON, Adriana López. Massificação, equidade, ensino superior: a universalização do ensino superior cubano. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.291-316.  Epub 25-Fev-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701783.

O objetivo do artigo é avaliar os debates e desafios da massificação e universalização da educação superior em várias regiões do mundo e, no caso de Cuba, para apreciar sua relevância para as políticas públicas e boas práticas que se propõem a contribuir através da pertinência e equidade do ensino superior para a sustentabilidade do desenvolvimento. Os métodos de análise documental, analítico-sintético e abordagem em sistema são utilizados, com base em estudos e documentos sobre esta política pública, para caracterizar e apreciar os diferentes pontos de vista e formas de implementar a massificação da educação superior em diferentes contextos, sua interdependência com a equidade social e educacional. Destacam-se as posições divergentes sobre a massificação do ensino superior, pois este processo também inclui a esfera dos estudos de pós-graduação e sua manifestação no caso da universalização do ensino superior cubano.

Palavras-chave : Educação superior; Acesso à escola; Oportunidades educacionais; Educação em massa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )