SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103Massification, equity, higher education: the universalization of Cuban higher educationTechnology use habits of children under six years of age at home author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  and  CABRAL, Augusto Cézar de Aquino. Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.317-339.  Epub May 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701476.

Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.

Keywords : Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharel.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )