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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  e  CABRAL, Augusto Cézar de Aquino. Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.317-339.  Epub 02-Maio-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701476.

Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.

Palavras-chave : Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharel.

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