SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

TENA, Rosalía Romero; GUTIERREZ, María Puig  e  CEJUDO, Maria del Carmen Llorente. Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologia. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.340-362.  Epub 02-Maio-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701752.

Pais, professores e pesquisadores se preocupam em como o mundo digital e tecnológico afeta crianças entre 0 e 6 anos de idade em casa. O objetivo deste estudo é mostrar o uso que as crianças fazem da tecnologia, as características de seu uso e a relação que elas estabelecem com estas, assim como descobrir se há regras para esse uso e quem as determina. Foi usada uma metodologia quantitativa-qualitativa com aplicação de questionários sobre o uso de tecnologia em casa, entrevistas semiestruturadas e análise do Early Childhood Education Assemblies (ECEA), os quais reproduzem resultados significantes. Por exemplo: apesar da rápida incorporação de tablets e videogames, a televisão é ainda o instrumento favorito da população infantil, seguida de perto por telefones celulares. Resultados indicam que as crianças gastam, em média, 92 minutos por dia vendo TV. Além disso, 92% deles têm um tablet, e gastam, em média, 60 minutos por dia usando computador ou tablet. Pode-se concluir que, aos dois anos, as crianças começam a usar tecnologias da informação e comunicação.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação na primeira infancia; Hábitos familiares; Influência da tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )