SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103Technology use habits of children under six years of age at homePractical training from the perspective of students of pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  and  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.363-384.  Epub May 02, 2019. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701504.

No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.

Keywords : Aprendizagem; Avaliação; Concepções; Fenomenografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )