SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologiaA formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  e  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.363-384.  Epub 02-Maio-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701504.

No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.

Palavras-chave : Aprendizagem; Avaliação; Concepções; Fenomenografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )