SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103Learning of artistic drawing in higher education: conceptions of studentsImplications of concomitance in technical education financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul state education network (2012-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

TURRA-DIAZ, Omar  and  FLORES-LUEG, Carolina. A formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.385-405.  Epub Oct 29, 2018. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601517.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo indagar a percepção que possui o estudante em processo de formação docente sobre a área de formação prática instalada no plano de estudo de dois cursos de pedagogia. A metodologia empregada foi de tipo qualitativa, com um desenho de estudo de caso, utilizando-se como técnica de obtenção de informação a entrevista semiestruturada. Doze estudantes participaram do estudo. Entre os resultados principais destaca-se uma positiva valorização desta área de formação, porquanto permite uma imersão na realidade escolar antecipada e uma aproximação ao papel profissional docente; assim mesmo, reconhece-se como um espaço que contribui a promover processos reflexivos sobre as complexidades “do que fazer” pedagógico, ainda que a nível individual. Por outro lado, observa-se que persiste uma distância entre o conhecimento acadêmico e os saberes requeridos desde a sala escolar até a execução de disciplinas práticas extracurriculares focadas em transmissão de conteúdos, situação que continua na linha de legitimar um entendimento técnico-aplicacionista deste âmbito formativo.

Keywords : Formação Prática; Ensino; Saber docente; Estudantes de pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )