SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantesImplicações da concomitância na educação profissional financiada pelo Pronatec: na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2015). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

TURRA-DIAZ, Omar  e  FLORES-LUEG, Carolina. A formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.385-405.  Epub 29-Out-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601517.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo indagar a percepção que possui o estudante em processo de formação docente sobre a área de formação prática instalada no plano de estudo de dois cursos de pedagogia. A metodologia empregada foi de tipo qualitativa, com um desenho de estudo de caso, utilizando-se como técnica de obtenção de informação a entrevista semiestruturada. Doze estudantes participaram do estudo. Entre os resultados principais destaca-se uma positiva valorização desta área de formação, porquanto permite uma imersão na realidade escolar antecipada e uma aproximação ao papel profissional docente; assim mesmo, reconhece-se como um espaço que contribui a promover processos reflexivos sobre as complexidades “do que fazer” pedagógico, ainda que a nível individual. Por outro lado, observa-se que persiste uma distância entre o conhecimento acadêmico e os saberes requeridos desde a sala escolar até a execução de disciplinas práticas extracurriculares focadas em transmissão de conteúdos, situação que continua na linha de legitimar um entendimento técnico-aplicacionista deste âmbito formativo.

Palavras-chave : Formação Prática; Ensino; Saber docente; Estudantes de pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )