SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103Implications of concomitance in technical education financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul state education network (2012-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.426-447.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601254.

O presente artigo propõe-se a examinar os modos pelos quais a individualização dos percursos formativos é posicionada enquanto um princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio implementadas no Brasil, ao longo desta década. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, descreve e analisa como a escolarização juvenil passa a ser redimensionada no âmbito de diferentes “surtos individualizatórios”, intensificados nas condições de uma “economização da vida social” e da visibilização dos paradoxos de uma “crise do Estado”. Realiza uma análise de políticas curriculares mobilizadas nos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Keywords : Políticas curriculares; Ensino Médio; Individualização; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )