SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Retirando das caixas os “nascidos livres”: a liberdade de escolher as identidadesJovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FERREIRA, Nara Torrecilha. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.476-498.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701553.

Este ensaio pretende mostrar como a Educação, particularmente o acesso ao Ensino Superior, é um excelente indicador para desmontar o mito da democracia racial constituído no imaginário brasileiro. Assim, o texto divide-se em três partes e conclusão. Primeiro, são apresentados e debatidos os argumentos relativos à ideia de democracia racial. Em seguida, são analisadas as políticas de ação afirmativa. Depois, são analisadas as possibilidades de acesso dos negros ao Ensino Superior. Na conclusão, o artigo discute a importância de políticas para o combate às desigualdades raciais, realçando uma agenda de pesquisa que possibilitaria entender, em que medida as políticas afirmativas seriam capazes de mudar o quadro racial brasileiro.

Palavras-chave : Educação superior; Acesso; Políticas afirmativas; Desigualdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )