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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de; LIRA, Adriana  e  SOARES, Iomar Pirangi. Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.499-520.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701552.

Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.

Palavras-chave : Universidade; Violência; Exclusão; Silêncio; Liberação.

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