SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e característicasPrincipais fatores de resistência dos professores às inovações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMEZ, Francisco Javier Pericacho; RODRIGUEZ, María Vaíllo; GALLEGO, Silvia Zamorano  e  SANCHEZ-PAULETE, Nuria Camuñas. Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.568-588.  Epub 25-Fev-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701621.

Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.

Palavras-chave : Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )