SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesoresO uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SAVINA, Nadezhda Nikolaevna. Principais fatores de resistência dos professores às inovações. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.589-609.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701807.

A modernização e a melhoria da qualidade do ensino secundário podem ser alcançadas, ao mesmo tempo que melhora a atividade inovadora dos professores. Portanto, é importante identificar e fundamentar os fatores e as razões da “passividade” inovadora dos professores do ensino médio, que é o objetivo deste trabalho. O estudo contribui para eliminar esses fatores durante o curso de formação de professores e preparar os alunos para obter um diploma em educação para atividades inovadoras e melhorar a eficácia dos professores praticantes. Uma característica distintiva do estudo é o fato de que ele aplica uma abordagem ampla que permite identificar fatores sociais, psicológicos e profissionais, incluindo grupos relevantes interrelacionados de razões, objetivas e subjetivas, que predeterminam a resistência dos professores às inovações. A pesquisa empírica revelou um declínio nos efeitos negativos dos fatores sociais e psicológicos nos últimos anos e uma substancial influência moderadora do fator profissional nas atividades inovadoras dos professores.

Palavras-chave : Atividade profissional; Passividade inovadora; Resistência a inovações; Atividade inovadora; Professores; Fatores; Causas; Ensino secundário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )