SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Expansion of compulsory schooling in Brazil: what happened to secondary education?The National Examination of Middle School (Enem) and the competences for a Critical Statistical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  and  DELIZOICOV, Nadir Castilho. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM: A formação continuada na Gered de Chapecó – SC. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Sep 12, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701499.

Este artigo apresenta dados sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no período de 2014 a 2015. O trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida junto a professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturada e suas análises apresentam o parecer do orientador de estudo, as mudanças nas ações dos professores e os impactos do término do PNEM. Os resultados indicaram que a formação foi de significativa qualidade, induzindo ao reconhecimento do estudante em sua individualidade. Como aspecto negativo, encontra-se a finalização do PNEM, bem como o temor do aumento da desvalorização da docência diante da Reforma do Ensino Médio.

Keywords : PNEM; Orientador de Estudo; Formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )