SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Principais fatores de resistência dos professores às inovaçõesO que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BRITO, Renato de Oliveira; SIVERES, Luíz  e  CUNHA, Célio da. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.610-630.  Epub 07-Fev-2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701991.

Este artigo tem como objetivo, discutir os novos paradigmas educacionais, voltados para o desenvolvimento sustentável, a fim de se construir um novo modelo de escola, a partir da interação mais eficaz de todos os envolvidos no processo educacional, das famílias dos alunos e da sociedade. Tal ideia se baseia no pressuposto da gestão participativa, e vai ao encontro da promoção da sustentabilidade no ambiente escolar ao se considerar que essa iniciativa envolve ações individuais, mas também coletivas. A educação ambiental não pode se reduzir a uma atuação focada apenas no indivíduo, de maneira fragmentada. Tampouco, pode se voltar para coletivos genéricos, abstratos, fora do contexto territorial e histórico. Este artigo visa, ainda, a discussão da efetividade do uso de indicadores qualitativos, no sentido de verificar se eles podem ser utilizados enquanto balizadores das políticas públicas voltadas à escola, bem como discutir a efetividade da gestão participativa na constituição de escolas sustentáveis.

Palavras-chave : Escolas sustentáveis; Desenvolvimento socioambiental; Paradigmas educacionais; Gestão participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )