SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Interlocutions and discourses of legitimation in EaDEducational evaluation and codetermination of school production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MORILLO, Mario Madroñero; AVILES, Enma Polonia Campozano  and  UYAGUARI, Julio. A Transcendência de Sumak kawsay para a nossa compreensão da educação, ética e política. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub June 06, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701717.

‘Sumak kawsay’ é uma concepção que ao longo dos últimos anos gerou considerável interesse em contextos políticos, econômicos, educacionais e de pesquisa, recebendo atenção de ativistas e acadêmicos devido à ‘ruptura’ que causa na concepção atual da ordem mundial. Em diferentes contextos, assume-se, como algo que deve ser alcançado através de um processo de transformação sobre o modo como as representações sociais são construídas a nível singular, comunitário e planetário, propondo “pensar de outra maneira” sobre os conceitos de modernidade que tomamos como certo, e promovendo um chamado para a restauração ou invenção do sentido da experiência, cultura, vida, a harmonia possa existir, bem como o respeito pela natureza.

Keywords : Suma kawsay; Etica; Política; Educação; Transformação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )