SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Educational evaluation and codetermination of school productionEffectiveness of professional training offered in distance education: theoretical validation of an instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; NERES, Ivonaldo Vieira; NUNES, André  and  SOUZA JUNIOR, Celso Vila Nova de. Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub June 27, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864.

A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.

Keywords : Ensino superior; Desigualdade social; Pesquisa de egresso; Política educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )