SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Effectiveness of public university expansion in Brazil: comparison between the situation of graduated and dropout studentsThe role of the internationalization of higher education in Brazilian scientific production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GOMES, Diego Eller; ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CRUZ, Roberto Moraes  and  ANDRADE, Dalton Francisco de. Efetividade da formação profissional ofertada na educação a distância: validação teórica de um instrumento. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Aug 26, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701667.

O objetivo do estudo foi validar um instrumento de avaliação de efetividade da formação profissional, ofertada em cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no que se refere aos procedimentos teóricos. Para tanto, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com vistas à obtenção de consenso da opinião de especialistas, acerca do construto, por meio de uma série de questionários estruturados. Após duas rodadas de consulta aos especialistas, sendo 13 participantes na primeira rodada e nove na segunda rodada de aplicação da técnica Delphi, 17 itens, referentes ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e motivação, em decorrência do curso de formação profissional ofertado na modalidade EaD, foram considerados válidos para avaliar a efetividade da formação profissional. A apresentação de evidências teóricas, acerca da validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, é relevante, pois poderá fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico, relacionado à temática, bem como fornecer indicativos para a melhoria das políticas de oferta de cursos de formação profissional.

Keywords : Efetividade; Formação profissional; Educação a distância; Instrumento de avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )