SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Effectiveness of professional training offered in distance education: theoretical validation of an instrumentReflections about the impact of public policy of PNAIC on continued qualification of initial reading teachers from Lages-SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SOUZA, Cláudia Daniele de; FILIPPO, Daniela De  and  CASADO, Elías Sanz. O papel da internacionalização do ensino superior na produção científica brasileira. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Aug 26, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701721.

Este artigo analisa a internacionalização do ensino superior no Brasil entre os anos 2000-2015. Centra-se em publicações científicas indexadas em bases de dados internacionais com foco na colaboração internacional. Através de uma abordagem bibliométrica, obteve-se a evolução da produção em colaboração e sua relação com impacto e visibilidade. Os indicadores do programa “Ciência sem Fronteiras” também foram considerados para analisar seu possível impacto na internacionalização. Os resultados mostram que a produção em colaboração teve oscilações, mas o número de citações recebidas e o quartil dos periódicos de publicação melhoraram consideravelmente com a colaboração internacional. Os principais colaboradores são países beneficiários de estudantes e pesquisadores que participam de programas de mobilidade internacional, incluindo o Ciência sem Fronteiras.

Keywords : Internacionalização; Colaboração científica; Mobilidade acadêmica; Indicadores bibliométricos; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )