SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 The role of the internationalization of higher education in Brazilian scientific productionThe teaching authority and the information society: the role of information technology in teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo; GROSCH, Maria Selma  and  DRESCH, Jaime Farias. Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701632.

A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.

Keywords : Políticas de Formação Continuada de Professores; PNAIC; Alfabetização e letramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )