SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Reflections about the impact of public policy of PNAIC on continued qualification of initial reading teachers from Lages-SCPedagogical conditions for the formation of senior preschool children’s foreign language competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SOARES, Leonardo Humberto; SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses; MARIZ, Ricardo Spindola  and  MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701655.

Objetivou-se identificar de que maneira as tecnologias e a prática docente, frente à “Sociedade da Informação”, reforçam, ou põem em xeque, a percepção do professor sobre a sua autoridade. A reflexão sobre o conceito de autoridade de Hannah Arendt direcionou o pilar teórico e conceitual do estudo. Como resultado, identificou-se que o aluno possui facilidade em interagir com a tecnologia, mas essa facilidade não ultrapassa o seu uso no contexto comunicacional e de lazer; que o acesso dos alunos às novas bases informacionais pode gerar um sentimento de perda da autoridade por parte do professor despreparado; e que não é o domínio da tecnologia pelo professor que estabelece a sua autoridade, mas sim, a constituição de significado que é construído durante a relação educativa.

Keywords : Autoridade docente; Crise; Tecnologia; Informação; Incerteza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )