SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Rethinking 21st century schools: the quest for lifelong learning ecosystemsGood management improves school performance, but what do we know about the effect of management complexity in this relationship? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MARTINEZ, Carmen Rodríguez  and  GIL, Monsalud Gallardo. Diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. In press. , pp.-.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002702235.

Este artigo trata de diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola usando relatórios de dados de avaliações nacionais e internacionais e pesquisa qualitativa para compreender as percepções dos estudantes do ensino médio que continuaram seus estudos e o fizeram com sucesso. Com uma amostra de 20 alunos (12 meninas e 14 meninos) que estudam Bacharelado e Formação Profissional, investigamos, através de entrevistas em profundidade, a conformação de identidades femininas e masculinas definidas tanto na reprodução de padrões culturais estereotipados, bem como na resistência e na ruptura. Os resultados mostram que as meninas têm um compromisso mais claro com o trabalho escolar, sendo ainda subrepresentadas em estudos técnicos, cuja importância no mercado de trabalho é superior.

Keywords : Gênero; Realizações escolares; Atitudes em relação à escola; Avaliações internacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )