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Direitos da infância em contextos de necessidades humanitárias: fatores de risco e demandas educativas * * Resultados de parte da pesquisa em colaboração ente o Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente IIN/OEA e a Fundação Marista de Solidariedade Internacional FMSI; com apoio do programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq.

Children’s rights in contexts of humanitarian needs: risk factors and educational demands

Derechos de los niños en contextos de necesidades humanitarias: factores de riesgo y demandas educativas

Resumo

O estudo problematiza a configuração da pobreza infantil nos contextos contemporâneos, colocando a infância em situação humanitária, dos quais advêm múltiplas demandas educativas. A análise se inscreve na abordagem qualitativa, integrando elementos bibliográficos e documentais ao estudo empírico realizado em quatro países da América Latina, nos quais os sujeitos foram ouvidos em entrevistas individuais. Na discussão, a argumentação situa a configuração da pobreza infantil nos âmbitos econômico e político, considerando as faces da desigualdade e da exclusão social em cotidianos infantis eivados pelos riscos e violências característicos das novíssimas guerras. Tal contexto insere as crianças em situação de necessidades humanitárias. Assim, esforços educativos intersetoriais são demandados para superação da pobreza infantil que se produz e reproduz em discursos e práticas que se valem da distorção de argumentos culturais para justificar interesses políticos e econômicos excludentes.

Direitos Humanos; Pobreza Infantil; Situação humanitária; Fatores de Risco; Demandas Educativas; Intersetorialidade

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