Acessibilidade / Reportar erro

Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras

Considerations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras

As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes, nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.

controladoria; EAD; semi-presencial; videoconferência; Universidade Corporativa


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br