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Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental

Exploration of socio-educational demands and experimental analysis of formative models in environmental education

Neste artigo apresentamos uma síntese de tese doutoral defendida há cinco anos, mas de plena validade referencial, quanto a conteúdo e método. A pesquisa, caracterizada como um projeto de intervenção socioeducativa, foi desenvolvida em uma escola da Rede de Ensino Municipal de Pinhais-PR, na região metropolitana de Curitiba. Foi implementado e testado um enfoque interdisciplinar de Educação Ambiental no sistema escolar a partir de um modelo multidisciplinar (Método de Infusão), tendo como diretriz a ambientalização do currículo escolar. O trabalho teve três etapas: o marco teórico - análise conceitual da EA; EA: necessidade, origem e desenvolvimento; a análise do contexto - Paraná: marco contextual; o município de Pinhais: estudo contextual; o estudo empírico - análise de necessidades; o projeto de intervenção socioeducativa; análise e interpretação dos dados; conclusões e sugestões. Nesta síntese, no entanto, nos limitaremos a apresentar os dados relativos ao estudo empírico.

Educação Ambiental; ambientalização do currículo; método de infusão


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