Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História, bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina, atividades de produção de conhecimento que assumem características específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação denominada Educação Histórica.
Ensino de História; Educação História; Pesquisa em Educação Histórica; Pesquisa em colaboração