SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Enunciative memories and positions in teachers education for the initial grades of elementary schoolThe university and environmental education professionals learning: paths of the specialization courses in the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández  and  QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educ. rev. [online]. 2009, n.34, pp. 169-184. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200010.

Objetivamos analisar diferentes classificações e tipologias sobre os conhe-cimentos, saberes e competências necessários ao exercício da docência. Os onze estudos levantados representam uma parte modesta das pesquisas realizadas nas duas últimas décadas. Ainda assim, foi possível, a partir deles, chegar a quatro conclusões; primeiro, que é enorme a variedade de autores que têm pretendido ordenar a pluralidade, composição e heterogeneidade dos saberes profissionais dos professores; segundo, que as próprias classificações e tipologias elaboradas, como resultado desses estudos, são tão plurais, diversas e heterogêneas como seu objeto de análise, o que torna impossível uma comparação entre elas; terceiro, que a proliferação de classificações e tipologias em lugar de melhorar a compreensão dos saberes por elas estudados, aumentou sua complexidade e os tornaram menos inteligíveis; quarto, que apesar da diversidade de enfoques ser plural, diversa e heterogênea, o significado conceitual é quase o mesmo nos onze autores estudados.

Keywords : profissionalização dos professores; docência; conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese