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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial. Educ. rev. [online]. 2011, n.40, pp.141-158. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000200010.

Este texto tem por finalidade analisar o Regimento Interno das Aulas Publicas de 1.as Letras da Província do Espírito Santo e o método de ensino da leitura e da escrita concretizado nesse Regimento. Para desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa documental. O artigo conclui que o uso do método mútuo possibilitou a permanência de modelos tradicionais de ensino da leitura e da escrita baseados no estudo sistemático das letras, das sílabas, da frase e, finalmente, da leitura de textos religiosos e de outros, que visavam à constituição nos indivíduos de sentimentos religiosos e patrióticos. Conclui ainda que a adoção desse método, tendo em vista as condições de funcionamento das escolas, representou a falta de interesse de o Estado agroexportador e escravocrata oferecer condições mínimas de funcionamento das escolas, principalmente quanto à garantia de formação e remuneração adequada dos professores.

Palavras-chave : história da alfabetização; ensino da leitura; ensino da escrita; método mútuo.

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