SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42History: historical thinking, consciousness, culture and educationThe multi culture in the History teaching and the umbalance between the educative intentions and school practices: the challenges of the present and immediate future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BARCA, Isabel. Educação Histórica: vontades de mudança . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 59-71. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500005.

Para explorar de forma aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. Pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.

Keywords : mudança em História; conceções de alunos em História; epistemologia da História; educação histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese