SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42History: historical thinking, consciousness, culture and educationLa multiculturalidad en la enseñanza de la Historia y el desajuste entre intenciones educativas y prácticas escolares: los retos del presente y del futuro inmediato índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BARCA, Isabel. Educação Histórica: vontades de mudança . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 59-71. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500005.

Para explorar de forma aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. Pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.

Palabras llave : mudança em História; conceções de alunos em História; epistemologia da História; educação histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués