SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Historical Education: wishes for changeTaking the perspective of the other seriously? understanding historical argument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MONTES, Rafael Valls. A multiculturalidade no ensino da História e o desajuste entre as intenções educativas e as práticas escolares: os desafios do presente e do futuro imediato. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp.73-94. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500006.

Em nossa proposta desenvolvemos uma aproximação inicial aos conceitos de dimensão européia, dimensão intercultural e de multiculturalidade e sua relação com o ensino de história. Centramos nosso foco, principalmente, nas características que essas dimensões apresentam na realidade e na prática escolares, mostrando suas principais insuficiências e, ocasionalmente, deficiências. Finalmente, abordamos resultados de diversas investigações sobre as representações e atitudes dos jovens escolares espanhóis, que podem ser ampliadas a outros países, a respeito dos "estrangeiros" e os desafíos que estas representações apresentam para um ensino orientado à formação de cidadãos mais abertos, plurais e solidários.

Keywords : multiculturalidade; dimensão européia e intercultural; ensino de História; conhecimentos escolares; representações escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License