SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Historical Education: wishes for changeTaking the perspective of the other seriously? understanding historical argument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MONTES, Rafael Valls. A multiculturalidade no ensino da História e o desajuste entre as intenções educativas e as práticas escolares: os desafios do presente e do futuro imediato. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 73-94. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500006.

Em nossa proposta desenvolvemos uma aproximação inicial aos conceitos de dimensão européia, dimensão intercultural e de multiculturalidade e sua relação com o ensino de história. Centramos nosso foco, principalmente, nas características que essas dimensões apresentam na realidade e na prática escolares, mostrando suas principais insuficiências e, ocasionalmente, deficiências. Finalmente, abordamos resultados de diversas investigações sobre as representações e atitudes dos jovens escolares espanhóis, que podem ser ampliadas a outros países, a respeito dos "estrangeiros" e os desafíos que estas representações apresentam para um ensino orientado à formação de cidadãos mais abertos, plurais e solidários.

Keywords : multiculturalidade; dimensão européia e intercultural; ensino de História; conhecimentos escolares; representações escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish