SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The multi culture in the History teaching and the umbalance between the educative intentions and school practices: the challenges of the present and immediate futureOntogenetic hypotesis concerned with moral consciousness: possibilities in historical consciousness of Brazilian youngs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CHAPMAN, Arthur. Levando a sério a perspectiva do outro: compreendendo o argumento histórico . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 95-106. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500007.

Este trabalho discute a natureza do argumento e seu papel e importância na aprendizagem histórica. Este trabalho descreve as estratégias pedagógicas desenvolvidas para auxiliar os alunos a compreender o que é o argumento, a estabelecer modelos de como os argumentos funcionam e a pensar como os argumentos podem ser avaliados. Estas estratégias são explicadas enquanto estratégias genéricas de pensamento crítico; e o artigo demonstra, então, como elas podem ser aplicadas em contextos de educação histórica. As estratégias descritas objetivam tornar claras, para os alunos, as relações lógicas incorporadas pelos argumentos, através do uso de analogias e estratégias de aprendizagem ativa. Estas procuram, primeiramente, possibilitar que os alunos representem relações lógicas de maneira concreta e, em segundo lugar, auxiliar os alunos a manipular e explorar estas relações.

Keywords : Educação histórica; aprendizagem histórica; argumento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English