SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Taking the perspective of the other seriously? understanding historical argumentBetween continuities and ruptures: an investigation on teaching and learning History in the transition from the fifth to the sixth grade in Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Hipóteses ontogenéticas relativas à consciência moral: possibilidades em consciência histórica de jovens brasileiros . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 107-125. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500008.

Segundo Rüsen (2010), diante de uma situação da vida prática, a tomada de decisões depende de valores e a consciência histórica é um pré-requisito necessário para a mediação entre valores e realidade. Isso porque ela funciona como um modo específico de orientação em situações práticas da vida no presente, porque une o passado ao presente, conferindo perspectivas de futuro à realidade em que se vive, moldando os valores morais a um "corpo temporal". A partir desses pressupostos, foi realizada uma investigação qualitativa (EISNER, 1998) em 60 jovens brasileiros (13 a 16 anos) de camadas populares, alunos de uma escola pública da cidade de Curitiba-PR. Solicitou-se uma narrativa a partir da seguinte questão: "Escreva para um jovem como você suas reflexões sobre o seguinte O altruísmo, o pensamento não efêmero e a diferença ainda têm lugar no mundo contemporâneo?". A escolha dessa questão justifica-se porque foi ela foi sugerida como modelo para exame de ingresso em uma universidade brasileira. Resultados da investigação realizada apontaram para a existência de diferentes formas e valores pelas quais os jovens traduzem o passado para o presente, bem como suas perspectivas de futuro.

Keywords : consciência histórica; educação histórica; aprendizagem histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese