SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Ontogenetic hypotesis concerned with moral consciousness: possibilities in historical consciousness of Brazilian youngsHistory teaching and teachers' education: educators' narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CAINELLI, Marlene Rosa. Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 127-139. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500009.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises a partir das investigações realizadas por uma pesquisa em uma escola do Ensino Fundamental tendo como fundamentação teórica o campo da Educação Histórica. Buscamos perceber, a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5º ano) para a quinta série (6º ano). Neste trabalho, dialogamos com pesquisadores como Barca (2009), Malerba (2011), Schmidt (2009) e Rüsen (2010). Com isso, pudemos abordar questões que revelam qual a relação do professor com a teoria da história a partir de sua prática em sala de aula. Foram observadas também as abordagens e relações dos sujeitos alunos e professor com o conhecimento histórico, bem como as estratégias didáticas com relação ao uso do livro didático.

Keywords : Educação Histórica; Ensino de História; conhecimento histórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese