SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Between continuities and ruptures: an investigation on teaching and learning History in the transition from the fifth to the sixth grade in Elementary SchoolThe guardian of traditions: History and its curricular code author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CUNHA, Jorge Luiz da  and  CARDOZO, Lisliane dos Santos. Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 141-162. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500010.

Este artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa, buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a história oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada nas narrativas sobre a formação inicial relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de história.

Keywords : Ensino de História; formação de professores; história oral; narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese