SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42History teaching and teachers' education: educators' narrativesResearch on education: necessary dialogues between Didactics, History and Anthropology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 163-171. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500011.

Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Considera desde as primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuesta Fernández, que o entende como uma tradição social composta por ideias e princípios e por um conjunto de práticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.

Keywords : Didática da História; ensino de História; conteúdos de História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese