SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A guardiã das tradições: a História e o seu código curricularFilosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GARCIA, Tânia Maria Figueiredo Braga. Pesquisa em educação: confluências entre Didática, História e Antropologia. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 173-191. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500012.

A produção de pesquisas sobre processos constitutivos da experiência escolar, em suas múltiplas dimensões, impõe a necessidade de debate permanente sobre as abordagens de investigação, seus limites e possibilidades. Pesquisas sobre o ensino, de forma particular, têm estimulado o debate sobre pressupostos e estratégias para a realização de trabalhos empíricos, a partir do diálogo com as Ciências Sociais. A presença das abordagens etnográficas, com diferentes perspectivas, evidencia a contribuição da Antropologia para a pesquisa educacional, pela incorporação de vários elementos às formas de produzir conhecimentos sobre a escola e a sala de aula. É preciso reconhecer as transformações produzidas pela incorporação do conceito de cultura, mas, ao mesmo tempo, é preciso apontar dificuldades em superar o caráter a-histórico desse conceito. Debates recentes apontam possibilidades de estabelecer relações mais estreitas entre Educação e Antropologia Histórica e, dessa forma, integrar a dimensão temporal nas pesquisas etnográficas que estudam processos atuais de escolarização, incluindo-se aqueles caracterizados particularmente como situações didáticas.

Palavras-chave : Pesquisa em educação; pesquisa etnográfica; educação histórica; relações entre educação e antropologia histórica; pesquisa em situações didáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português