SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Research on education: necessary dialogues between Didactics, History and AnthropologyTeachers, digital technologies and concentrated distraction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 195-212. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500013.

A discussão sobre a formação de professores no Brasil parece seguir o deslocamento do polo da teoria para o polo da prática, ou seja, do "dever ser" ao "fazer" do professor, acompanhando a mudança de paradigma que norteou o surgimento da compreensão moderna do conhecimento. Entretanto, o que se observa no modelo proposto, subjacente à legislação, é uma tentativa extremamente problemática de minimizar a sua distância, na medida em que apenas se afirma de outro modo a mesma dicotomia. Não há uma solução ou equacionamento correto, pois somente se diluiu a prática ao longo do percurso teórico, sem compreender devidamente o significado da virada da prática. Por isso, o objetivo do texto é propor uma reformulação do dilema entre teoria e prática desenvolvido pela educação brasileira enquanto cristalizado nas normativas sobre a formação de professores, a partir da reflexão sobre uma Filosofia da Educação inspirada na teoria do reconhecimento social do outro.

Keywords : filosofia da educação; formação de professores; teoria; prática; reconhecimento do outro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese