SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Philosophy of Education and formation of teachers in the old dilemma between theory and practiceContinuing education of teachers inserted in inclusive educational contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ZUIN, Vânia Gomes  and  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 213-228. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500014.

Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual, em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.

Keywords : teoria crítica; indústria cultural; memória; tecnologias digitais; distração concentrada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese