SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Teachers, digital technologies and concentrated distractionPolicies for inclusion: study in a State School in Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; TASSA, Khaled Omar Mohamad El  and  CHAVES, Letícia. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 229-243. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500015.

O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.

Keywords : inclusão escolar; formação continuada; políticas educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese