SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The relations and conflicts between children in the Kindergarten: their thinks and speechs about this author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Everaldo de Santana; BOCHNER, Rosany  and  GIMENEZ, Aníbal Rafael Melgarejo. O ensino das principais características das serpentes peçonhentas brasileiras: avaliação das literaturas didáticas no Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro . Educ. rev. [online]. 2011, n.42, pp. 297-316. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500019.

O estudo zoológico realizado no Ensino Fundamental se apresenta como motivo de alto interesse por parte dos alunos. Dentre os grupos, os ofídios despertam grande fascínio em questões particulares, principalmente no questionamento sobre a classificação de serpentes peçonhentas. Com a preocupação de apontar os fatores prejudiciais no processo de aprendizado da temática, usou-se um questionário investigativo de identificação de características fisiomorfológicas com o objetivo de avaliar as literaturas didáticas sob a ótica do ensino das principais características das serpentes peçonhentas brasileiras, traçando um paralelo da influência direta que tais livros exercem sobre o conhecimento adquirido nos discentes analisados. Os dados apontam para uma maior eficiência da utilização de uma linguagem narrativa em relação aos quadros comparativos. Concluiu-se pela necessidade fundamental da implantação de revisões mais criteriosas, realizadas por especialistas, a fim de minimizar os impactos negativos e muitas vezes desastrosos no processo de aprendizagem dos nossos alunos.

Keywords : livros didáticos; educação; ofidismo; serpentes; peçonhentas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese