SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Implementation of programs for early intervention from an educational model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PEREZ-LOPEZ, Julio; MARTINEZ-FUENTES, María Teresa; DIAZ-HERRERO, Ángela  and  BRITO DE LA NUEZ, Alfredo G.. Prevenção, promoção do desenvolvimento e atenção precoce na Escola Infantil. Educ. rev. [online]. 2012, n.43, pp.17-32. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000100003.

Este artigo evidencia a importância e a necessidade de implementar, no âmbito da atenção precoce, programas de prevenção primária destinados a promover o desenvolvimento infantil e o ajuste familiar e escolar. Descreve a experiência realizada desde 2005 pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Precoce (GIAT), da Universidade de Murcia (Espanha), e analisa os resultados obtidos nos anos de 2010-2011 na Escola Infantil de Lorquí (Murcia, Espanha), com um grupo de 64 crianças e suas respectivas famílias. Os resultados indicam um progresso no desenvolvimento mental e psicomotor das crianças, entre o início e o final do curso escolar, o que evidencia a relevância deste tipo de programa. Também constata um melhor nível de desenvolvimento inicial nas crianças e famílias que frequentaram o programa de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil frente aos que não o frequentaram.

Keywords : atenção precoce; prevenção primária; promoção do desenvolvimento infantil; educação infantil; creche.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License