SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Implementation of programs for early intervention from an educational model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PEREZ-LOPEZ, Julio; MARTINEZ-FUENTES, María Teresa; DIAZ-HERRERO, Ángela  and  BRITO DE LA NUEZ, Alfredo G.. Prevenção, promoção do desenvolvimento e atenção precoce na Escola Infantil. Educ. rev. [online]. 2012, n.43, pp. 17-32. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000100003.

Este artigo evidencia a importância e a necessidade de implementar, no âmbito da atenção precoce, programas de prevenção primária destinados a promover o desenvolvimento infantil e o ajuste familiar e escolar. Descreve a experiência realizada desde 2005 pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Precoce (GIAT), da Universidade de Murcia (Espanha), e analisa os resultados obtidos nos anos de 2010-2011 na Escola Infantil de Lorquí (Murcia, Espanha), com um grupo de 64 crianças e suas respectivas famílias. Os resultados indicam um progresso no desenvolvimento mental e psicomotor das crianças, entre o início e o final do curso escolar, o que evidencia a relevância deste tipo de programa. Também constata um melhor nível de desenvolvimento inicial nas crianças e famílias que frequentaram o programa de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil frente aos que não o frequentaram.

Keywords : atenção precoce; prevenção primária; promoção do desenvolvimento infantil; educação infantil; creche.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish