SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Discussing science education: epistemological and methodological aspects to consider in teachingExperimental activities in research in science teaching: epistemological and pedagogical fundamentals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SIMON, Shirley; DAVIES, Paul  and  TREVETHAN, Jillian. Progressão do conhecimento docente na pedagogia da argumentação efetiva. Educ. rev. [online]. 2012, n.44, pp. 59-74. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200005.

Este artigo traz uma discussão sobre a abordagem metodológica de um projeto de pesquisa que se baseia em estudos anteriores sobre a pedagogia da argumentação eficaz, realizado por um dos autores. Neste estudo, professores de seis escolas estão participando de um projeto, com duração de um ano, para usar novos materiais de desenvolvimento profissionais baseados na internet para a melhoria da sua prática no uso de grupo de discussão e argumentação em ciências. Os professores participam de oficinas sobre planejamento e organização de grupos de trabalho eficientes, introduzindo argumentação e mantendo a discussão em pequenos grupos, e do planejamento de currículos para promover a atividade argumentativa. Entre as sessões, os professores desenvolvem cada aspecto da pedagogia em suas escolas. Os dados são levantados em cada uma das escolas participantes por meio de questionários e entrevistas junto aos professores para averiguar as perspectivas sobre a prática da argumentação em ciência, estratégias pedagógicas utilizadas, mudanças nas práticas e trabalho colaborativo com os colegas na escola. O artigo enfoca questões sobre o delineamento da pesquisa para determinar o impacto das oficinas.

Keywords : argumentação; desenvolvimento docente; trabalho em grupo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English