SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 special issue -1Gender, body and sexuality in childhood books author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

NICOLINO, Aline da Silva  and  PARAISO, Marlucy Alves. Escolarização da sexualidade no estado de Goiás: o que mostram as dissertações e teses. Educ. rev. [online]. 2014, n.spe-1, pp.171-193. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36548.

Este artigo tem como objetivo analisar o que dizem as dissertações e teses sobre o processo de escolarização da sexualidade em Goiás. Por um lado, mostramos o que as produções estudadas dizem sobre os ensinamentos transmitidos nas escolas públicas sobre o tema e, por outro lado, analisamos como a sexualidade na escola é abordada nas produções científicas do estado. Para a escolha das investigações a serem estudadas, estabelecemos como critérios terem sido defendidas até 2012, pensadas ou realizadas no contexto escolar do estado de Goiás e que tratassem da sexualidade na escola. Ficou evidente neste estudo que a sexualidade vem despertando interesse, sobretudo, de profissionais dos campos da saúde e da educação, que divergem sobre quais "saberes" devem ser ensinados e sobre quem pode ensinar o tema na escola, disputando as melhores formas para escolarizar a sexualidade.

Keywords : escolarização da sexualidade; sexualidade na escola; a produção sobre sexualidade na escola em Goiás.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License