SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 3Que pensam, dizem e fazem os estudantes universitários sobre a mudança climática?: Um estudo das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MEIRA-CARTEA, Pablo Ángel  e  ARTO-BLANCO, Mónica. Representação das mudanças climáticas em estudantes universitários na Espanha: contribuições à educação e comunicação. Educ. rev. [online]. 2014, n.spe3, pp.15-33. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.38041.

O artigo analisa as representações sociais das mudanças climáticas em estudantes universitários. O estudo se desenhou atendendo a hipótese da possível influência da formação acadêmica sobre os conhecimentos e as crenças desse coletivo. A amostra é formada por 284 casos selecionados de quatro titulações de graduação ou licenciatura da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Duas titulações do campo das ciências físico-naturais (Biologia e Engenharia Química) e duas do campo das ciências sociais e humanas (História e Pedagogia). Os resultados mostram um reconhecimento majoritário da casualidade humana na origem do problema, assim como das consequências e soluções mais destacadas, em consonância com a ciência padrão sobre a mudança climática. Constata-se, também, uma representação social mais enfocada às consequências que às soluções e a permanência de crenças errôneas como a vinculação causal com a camada de ozônio e a percepção de que o consenso científico na matéria é baixo. A análise estatística somente mostra diferenças significativas em relação à titulação e ao curso para três das variáveis estudadas. Por último, resulta de especial interesse as identidades próprias da cultura acadêmica como condicionantes das representações das mudanças climáticas.

Palavras-chave : educação; alterações climáticas; representações sociais; cultura científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons