SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 3Representação das mudanças climáticas em estudantes universitários na Espanha: contribuições à educação e comunicaçãoMudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GONZALEZ-GAUDIANO, Edgar J.  e  MALDONADO-GONZALEZ, Ana Lucía. Que pensam, dizem e fazem os estudantes universitários sobre a mudança climática?: Um estudo das representações sociais. Educ. rev. [online]. 2014, n.spe3, pp.35-55. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.38106.

Sendo um desafio de escala global, a mudança climática merece atenção urgente de todos os interessados. Embora haja um pequeno grupo de céticos que duvidam da alta responsabilidade da atividade humana em relação a este fenômeno, é evidente o impacto que a mudança climática teve e tem sobre os ecossistemas, bem como sobre o aumento dos processos de degradação ambiental. Portanto, é iminente, para a proteção de seres humanos e de todas as espécies vivas do planeta, priorizar ações de mitigação e adaptação às causas e consequências das alterações climáticas. Neste artigo se apresentam os principais resultados de uma investigação, realizada com o objetivo de compreender as representações sociais sobre a mudança climática que têm os alunos universitários. Alguns aspectos teóricos e metodológicos das representações sociais e das mudanças climáticas são abordados na primeira parte do artigo. O estudo incluiu os estudantes dos cinco campi da Universidade Veracruzana, nível de graduação e pós-graduação. Entre os resultados, verificou-se que a informação científica recebida de várias fontes, científicas e populares, não é suficientemente influente entre os jovens para gerar mudanças de comportamento que visem a conter a mudança climática. Novas estratégias de comunicação e educação ambiental voltadas à geração de comportamentos ambientalmente sustentáveis são recomendadas.

Palavras-chave : mudança climática; representação social; estudantes universitários; Veracruz; México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons