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A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte1 1 Pesquisa financiada por bolsa doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, no período de 05/2012 a 07/2014.

The regulation of Early Childhood Education in Belo Horizonte

Resumo:

Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município.

Palavras-chave:
Educação Infantil; regulação; ação pública; descentralização; Belo Horizonte

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